FIBROMIALGIA – SUAS CAUSAS E TRATAMENTOS

FIBROMIALGIA - LOCAIS MAIS COMUNS DAS DORES

FIBROMIALGIA – LOCAIS MAIS COMUNS DAS DORES

O QUE É FIBROMIALGIA?

A principal característica da fibromialgia é a dor crônica e difusa pelo corpo todo, possuindo também pontos dolorosos à palpação. O paciente  não consegue relatar dor em local específico, mas sim em região generalizada.

Como tem sintomas parecidos com outras patologias, pode ser erroneamente diagnosticadas.  Como exemplo posso citar hérnia de disco.

É comum atender em meu consultório pacientes com diagnóstico de fibromialgia, mas na realidade tem hérnia de disco na lombar, na cervical e, as vezes, também na torácica.

Estas hérnias causam sintomas que, as vezes, são confundidos com fibromialgia. Levando a paciente a ingerir antidepressivos,  quando na realidade tem hérnias.

Na fibromialgia, exames laboratoriais, tais como exame de sangue, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou raios-x geralmente não encontram nada de anormal.

É muito comum familiares deduzirem que a dor seja imaginação da paciente, menosprezando o sofrimento da paciente. Deixo claro que a dor é real, não é imaginação da pessoa acometida. Outro fator importante a salientar é que a fibromialgia não é deformante, não causa alterações anatômicas, ou seja, não aleija.
Direitos autorais desta página, ao  Dr. Gilberto Agostinho: www.depressao-fibromialgia.com.br

 


O QUE CAUSA FIBROMIALGIA?

A sua etiologia (a causa)  ainda não foi totalmente esclarecida pela nossa ciência Ocidental. Vários trabalhos científicos apontam na direção de ser uma resposta para distúrbios na fisiologia modulatória da dor, no sistema nervoso central, com prováveis níveis reduzidos de serotonina. Alguns estudos mostram um alto número de pacientes com fibromialgia sofrendo de depressão, o que mostra um provável inter-relacionamento. Mas a sua causa exata ainda não foi definida.

Porém a medicina Oriental, de onde surgiu a acupuntura, nos apontam as causas principais da fibromialgia, como desequilíbrio energético de meridianos específicos ao controle e sensibilidade muscular.

 


QUEM É MAIS ACOMETIDO POR FIBROMIALGIA?

A grande maioria de pacientes são do sexo feminino, sendo mais comum na faixa etária entre 30 e 60 anos. Claro que isto é apenas estatística, a fibromialgia pode ocorrer em qualquer idade.
Direitos autorais desta página,  ao  Dr. Gilberto Agostinho: www.depressao-fibromialgia.com.br  


É POSSÍVEL EVITAR FIBROMIALGIA?

Não existem estudos científicos comprovando especificamente como evitar fibromialgia, mas sim estudos mostrando como atenuar os  seus sintomas dolorosos e evitar que o quadro piore.

Alguns pesquisadores (veja abaixo os nomes), através de trabalhos científicos, nos mostram que as pacientes com fibromialgia podem melhorar muito o quadro com alguns procedimentos simples, tais como:

1) Atividade física e alongamentos rotineiramente;

2) Meditação;

3) Relaxamento a qualquer momento do dia (principalmente treinar para estar preparada nos momentos da dor mais intensa).

Obviamente que a pessoa que adquirir estes costumes na sua vida diária, estará adquirindo mais calma e paz interior, que são os ingredientes básicos anti fibromialgia.

Dois autores interessantes:

Nielson WR, Walker C, McCain GA: Cognitive behavioural treatment of fibromyalgia syndrome: preliminary findings. J Rheumat 19: 98–103, 1992.

Turner JA, Romano JM: Cognitive-behavioral therapy. In: BONICA J (ed.) The Management of pain. Philadelphia/ London: Lea & Febiger, 1990.

 


COMO É O TRATAMENTO DE FIBROMIALGIA NESTA CLÍNICA?

O tratamento da fibromialgia que faço é totalmente natural, sem uso de medicamentos.  Utilizo  HIPNOSE  +  ACUPUNTURA e, caso seja necessário, também uso QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA  e RAIOS LASER.

1) Com Acupuntura (com ou sem agulhas) realizo o equilíbrio energético dos meridianos afetados que causam a fibromialgia. Nosso corpo pode ser comparado a um computador, com suas conexões elétricas. Quando ocorre algum “erro no soft” o computador deve ser reprogramado, no nosso organismo esta “reprogramação” ocorre através dos estímulos causados nos pontos de acupuntura existente em nosso organismo. Com este reequilíbrio elétrico as funções neuro-musculares voltam a funcionar corretamente, cessando as dores.

2) Com a Quiropraxia realizo os ajustes em todas articulações envolvidas, melhorando muito o quadro da fibromialgia. A Quiropraxia ainda é relativamente desconhecida aqui no Brasil, porém nos EUA, onde ela se originou, é muito usada e conhecida. A Quiropraxia não é apenas útil no tratamento de problemas da coluna, como muitos imaginam, também é útil no tratamento ósteo-muscular como um todo.

3) Em muitos casos uma depressão crônica resulta em fibromialgia. O próprio corpo atacando a si mesmo. Nestes casos é muito útil o uso da hipnose no tratamento da depressão para resolver definitivamente a fibromialgia.

A frequencia do tratamento será de 1 ou 2 vezes por semana. Esta frequência dependerá de cada caso.

Se desejar saber mais, visite meus outros sites sobre: DEPRESSÃO HIPNOSE

Direitos autorais desta página, ao  Dr. Gilberto Agostinho: www.depressao-fibromialgia.com.br 


EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA?

Existem inúmeros trabalhos científicos comprovando a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia. Comprovando que acupuntura apresenta efeito real no seu tratamento.